Foram duas as alunas, do nosso Agrupamento, que foram premiadas na 15.ª edição do desafio “Há Poesia na Escola”, promovido pela Rede Concelhia de Bibliotecas de Coimbra, o qual teve como mote “Ser livre, pensar abril” porque foi integrado nas comemorações do cinquentenário do 25 de abril:
No 1.º escalão, a aluna Luiza Alves Becker, do 4.º C da EB da Solum ficou em 3.º lugar com o poema: “Ser livre, pensar abril”
No 3.º escalão, a aluna Laura Ribeiro, do 9.ºE da Escola Básica Eugénio de Castro, ficou em 1.º lugar, com o poema: “A história da liberdade”.
Parabéns às duas alunas e a todos os participantes neste Desafio!
No dia 10 de abril, na Casa Municipal da Cultura, decorrerá uma pequena cerimónia de leitura e entrega dos certificados e prémios aos vencedores do supracitado desafio.
Transcrevem-se, a seguir, os poemas das alunas premiadas.
Poema da aluna Luiza Alves Becker I EB Solum I 4.º C | |
Ser livre, pensar abril Em 1974 As tropas marcharam E o povo saiu à rua Soltem a liberdade, A liberdade quer existir, A liberdade quer viver, Viver para sentir! Soltem a liberdade, A liberdade quer brincar, A liberdade quer viver, Viver para sonhar! Soltem a liberdade, A liberdade quer rir, A liberdade quer viver, Viver para florir! Foi no dia 25 de abril Que houve uma revolução A liberdade voltou, Com um cravo na mão! |
Poema da aluna Laura Ribeiro I EB Eugénio de Castro I 9.ºE |
A história da liberdade Era uma vez um povo Que vivia na escuridão Sob a lei do Estado Novo Sem poder dar opinião. Quarenta e tal anos presos Nas mãos de alguns sujeitos Poetas escondiam versos Porque não tinham direitos. Revoltaram-se os militares Num lindo dia de abril E um deles enfrenta os tanques Com uma coragem de mil. A liberdade assim nascia Da coragem destes bravos Nas espingardas só se via A cor vermelha dos cravos. O povo saiu à rua Com lágrimas de alegria Festejando como nunca A liberdade que sentia. |