No passado dia 18 de outubro, pelas 14h30, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra foi realizada a entrega dos prémios “Ser Escritor é Cool”, promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio da Câmara Municipal (CM) de Coimbra.
A nossa Escola/Bibliotecas Escolares foram as organizadoras da cerimónia, pelo facto de o primeiro lugar do prémio, referente ao 2.º ciclo do Ensino Básico, ter sido conseguido pelos nossos alunos Guilherme Pereira da Costa António, Matilde Soares Azenha, Ricardo Saraiva dos Santos Ferreira e Tiago André Miranda Machado.
A abertura institucional foi realizada pela Dr.ª Manuela Pargana Silva, da Rede de Bibliotecas Escolares; o nosso diretor, António Couceiro; e o Dr. Francisco Queirós, vereador da CM de Coimbra, com o pelouro da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico. A cerimónia foi apresentada por Maria do Mar Santos, do 7.º F, e Manuel Rodrigues, do 7.º D, que estiveram ao leme de todo o evento.
No decorrer da cerimónia, foram vários os momentos poéticos musicais, com que os nossos alunos nos agraciaram: Camões, Endechas a Bárbara escrava (por alunas do 9.º E); Eugénio de Castro, Epígrafe (por alunos do 3.º C da EB Solum Sul); Eugénio de Andrade, Urgentemente (por alunos do 7.º D e 8.º D); e António Gedeão, Pedra Filosofal, (por alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos).
A cerimónia contou, também, com uma sessão performativa com a escritora conimbricense Alice Cardoso, intitulada O meu nome é Esperança.
Honrou-nos com a sua presença um dos jurados do concurso, Manuel Meira, editor de literatura infantojuvenil da Editorial Caminho, o qual partilhou o seu testemunho antes da entrega dos prémios.
Para além dos vencedores do 2.º ciclo, nossos alunos, estiveram presentes os vencedores: do 1º ciclo, Dinis José Mourato Trindade, Elana Sofia Martinho Ferreira, Francisco José Cotão Lourenço e Tomás Afonso Cesteiro Olival, do AE José Régio, Portalegre; do 3.º ciclo, Ana Carolina Sousa Pereira, Carolina da Fonseca Monteiro e Miguel Baldaia Alcoforado, do AE N.º 1 de Marco de Canaveses; e do Ensino Secundário, Diana Murug, da Escola Secundária D. João II, de Setúbal.
A cerimónia terminou com a partilha de um bolo oferecido pelo nosso agrupamento, antecedido do Hino da Escola, um poema de Paulo Ilharco, poeta conimbricense, interpretado por alunos dos 5.º, .6º e 7.º anos.
Ficámos de alma cheia, pois a cerimónia correu maravilhosamente. Nada se constrói sozinho! Foi o que sentimos, no decorrer da cerimónia.
Obrigada a todos os que colaboraram para que esta se realizasse e, acreditem, foram muitos, mesmo muitos!