No passado dia 18 de outubro, pelas 14h30min, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra foi realizada a entrega dos prémios “Ser Escritor é Cool” promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio da Câmara Municipal (CM) de Coimbra.
A nossa Escola/Bibliotecas Escolares foram as organizadoras da cerimónia, pelo facto de o primeiro lugar do prémio, referente ao 2.º ciclo do Ensino Básico, ter sido conseguido pelos nossos alunos Guilherme Pereira da Costa António, Matilde Soares Azenha, Ricardo Saraiva dos Santos Ferreira e Tiago André Miranda Machado.
A abertura institucional foi realizada pela Dr.ª Manuela Pargana Silva, da Rede de Bibliotecas Escolares, o nosso diretor António Couceiro e o Dr. º Francisco Queirós, vereador com o pelouro da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico da CM de Coimbra. A cerimónia contou com as apresentações de Maria do Mar e Manuel (alunos do 7.º ano) que estiveram ao leme de todo o evento.
No decorrer da cerimónia foram vários os momentos poéticos musicais, com que os nossos alunos nos agraciaram: Camões (por alunas do 9.º E, o poema “Endechas a Bárbara escrava”), Eugénio de Castro (por alunos do 3º C da EB Solum Sul, o poema “Epígrafe”), Eugénio de Andrade (“Urgentemente” por alunos do 7º D e 8º D) e António Gedeão (“Pedra Filosofal”, por alunos do 5º, 6º e 7º anos).
A cerimónia contou também, com uma sessão performativa com a escritora conimbricense Alice Cardoso, intitulada “O meu nome é Esperança”.
Contou, ainda, com a presença de um dos jurados do concurso – o editor de literatura infantojuvenil da Editorial Caminho, Manuel Meira – que partilhou o seu testemunho, antes da entrega dos prémios.
Para além dos nossos alunos vencedores (2.º ciclo), teve como vencedores no 1º ciclo Dinis José Mourato Trindade, Elana Sofia Martinho Ferreira,
Francisco José Cotão Lourenço, Tomás Afonso Cesteiro Olival, do AE José Régio, Portalegre; no 3º ciclo, Ana Carolina Sousa Pereira, Carolina da Fonseca Monteiro, Miguel Baldaia Alcoforado do AE Nº 1 de Marco de Canaveses; e no Ensino Secundário, Diana Murug, da Escola Secundária D. João II, de Setúbal.
A Cerimónia terminou com a partilha de um bolo oferecido pelo nosso agrupamento, antecedido de Hino da Escola, um poema de Paulo Ilharco, poeta conimbricense, interpretado por alunos do 5º, 6º e 7º anos.
Ficámos de alma cheia, pois a cerimónia correu maravilhosamente bem. Mas, nada se constrói sozinho! Foi o que sentimos, no decorrer da cerimónia.
Obrigada a todos os que colaboraram para esta cerimónia se realizasse e acreditem que foram muitos, mesmo muitos!