Os SPO são unidades especializadas de apoio educativo que desenvolvem a sua ação no domínio psicopedagógico, no apoio ao sistema de relações da comunidade e no desenvolvimento de carreira, inserindo-se, enquanto uma das estruturas do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), no contínuo de respostas educativas disponibilizadas pela escola.
O âmbito de ação dos SPO é alargado e diverso, estendendo-se a todos os cenários onde ocorrem processos de desenvolvimento, educação e aprendizagem. Desta forma, os SPO intervêm no comportamento humano em contextos educativos, de formação e desenvolvimento pessoal e social.
O campo de intervenção dos SPO abrange todo o ciclo vital com intervenção direta ou indireta nos processos educativos e dirige-se a vários destinatários entre os quais alunos, professores, famílias, técnicos, instituições e comunidades. Neste contexto, a intervenção dos SPO considera três grandes níveis:
a) intervenção universal, de cariz promocional e preventivo, dirigida a todos os participantes no contexto educativo e que dê resposta às suas necessidades educativas ou sócio emocionais (por exemplo, prevenção de comportamentos de risco, promoção de relacionamentos interpessoais saudáveis) prevenindo a ocorrência de problemas;
b) intervenção seletiva e focalizada, dirigida a grupos-alvo que necessitem de algum apoio ou monitorização específica no sentido de inverter trajetórias negativas (por exemplo, desenvolvimento vocacional, programas de controlo da agressividade). Neste nível as intervenções são de curta duração, implementadas na modalidade de grupo (criados a partir da identificação de um denominador comum) e visam colmatar necessidades específicas dos alunos que não responderam positivamente às intervenções de carácter universal;
c) intervenção intensiva e personalizada, implementada individualmente ou em grupos muito pequenos, dirigida a pessoas que necessitem de apoio para problemas crónicos ou mais graves (por exemplo, perturbações do neurodesenvolvimento ou perturbações específicas de aprendizagem).
Equipa Técnica 2024/2025
Dr. Manuel Paulo Ferreira Pereira (psicólogo escolar) – Coordenador
Área de intervenção: Turmas de 2º e 3º Ciclos
Email: mpaulo.pereira@aeeugeniodecastro.pt
Dr.ª Maria de Lurdes Ferreira (psicóloga escolar)
Área de intervenção: Grupos de Pré-Escolar e Turmas de 1º Ciclo da EB Solum Sul e EB Tovim
Email: lurdes.ferreira@